
Planilha de Construção e Reformas: aprenda a usar
Já baixou gratuitamente nossa Planilha Completa de Construção e Reformas?
Então confira o passo a passo para utilizá-la da forma mais correta e produtiva!
Com essa planilha gratuita, você poderá planejar os custos de mão-de-obra e dos materiais para a realização de reformas e construções:
✅ Gráfico com orçamento da obra
✅ 100% editável
✅ Cadastro dos materiais da obra e da mão-de-obra
✅ Análise de custos
✅ Gráfico para os custos
Fácil de editar, basta preencher manualmente os dados dos materiais da sua construção e mão-de-obra.
Como usar a Planilha de Construção e Reformas:
De forma simples, você poderá controlar os custos da sua obra, seja com materiais e também mão de obra. Esta planilha para também fornece dados para controlar os custos de uma simples reforma e da construção total de um imóvel.
Para utilizar da maneira correta, preencha a planilha com os dados de materiais de construção e de mão de obra.
Siga o manual e preencha a planilha
Realize cotações de preços de materiais e da mão-de-obra para preencher a planilha antecipadamente. Desta forma, você ficará sabendo quanto será gasto no período da obra.
Tabela de Totais:
Primeiramente, a Tabela de Totais não precisa ser preenchida porque é nesta parte em que os resultados dos cálculos são mostrados. A planilha calcula as entradas de informações nas outras planilhas e exibe os resultados em valores e no gráfico.
É muito importante seguir o preenchimento de forma correta para não apagar as fórmulas da planilha. Caso contrário ela pode não funcionar corretamente.
Apague os dados das células que estão preenchidos como exemplo mas não apague as fórmulas. Na Tabela de Totais não altere nada.
Planilha de custo do projeto e outros custos
Nas colunas C, D e E da parte de “Outros Custos”, você poderá preencher os dados da obra e também inserir outros custos. Apague os dados que estão preenchidos como exemplo nas células de cor branca dessas colunas e preencha os seus.
Planilhas de lançamento de materiais
As planilhas Fundação, Parede e Estrutura, Cobertura, Acabamento, E-H-C (elétrica, hidráulica e cabos) e Externa, são preenchidas igualmente.
Na parte “QUANTIDADE”, você deve preencher as quantidades de materiais que deseja adicionar nas células à direita. Por exemplo: se forem comprados 20 sacos de cimento e depois mais 5, é necessário somar e sobrepor a quantidade, neste caso, seriam 25 sacos de cimento. Em todas as partes sob o cabeçalho “QUANTIDADE” não esqueça de somar e sobrepor, para que a planilha calcule automaticamente.
No cabeçalho “Descrição dos Materiais” você pode alterar ou apagar os itens já cadastrados.
Em “DATA”, preencha na linha de cor cinza a data da compra do material, começando na célula F2, G2, H2 e continuando acordo com a data de cada compra. Abaixo das datas, você pode adicionar os preços dos itens.
Na planilha demos vários exemplos nas células que podem ser seguidos na etapa do preenchimento. Estes dados podem ser apagados e substituídos por dados reais de sua obra.
Mão-de-Obra
A tabela de mão-de-obra deve ter a descrição preenchida com o tipo do serviço prestado, exemplo: pedreiro, servente, etc.
Preencha também a data do pagamento, o valor e, caso tenha, alguma observação.
Ainda não baixou nossa planilha?